quarta-feira, 11 de maio de 2011

ALERTA: Quem é o veterinário do seu bichinho de estimação? CUIDADO! Veja depoimento de UMA ALUNA DE MEDICINA VETERINÁRIA:




















Minha mãe sempre me encaminha os emails que ela recebe sobre as clínicas veterinárias...e eu vou te falar o que eu disse a ela.

Quando eu vim pra Viçosa estudar Medicina Veterinária, eu estava super feliz porque, como eu estava indo para uma Federal, o pessoal que iria estudar comigo tinha se esforçado pra passar no vestibular, ou seja, estavam fazendo Veterinária por que gostam. Pensei que ia chegar aqui, conhecer um monte de gente que se importa com os bichos. Infelizmente eu estava errada. São poucas as pessoas daqui que realmente tem a vontade de ajudar os animais. Isso infelizmente também é a realidade em qualquer curso de Veterinária por aí.
Ano passado quando eu peguei um gatinho que tinha sido abandonado na porta do hospital Veterinário onde eu tenho aula, eu fui obrigada a ouvir de alguns colegas de sala que eu era nojenta, ficava pegando bicho sarnento da rua, que eu ia morrer doente por causa de bichos, ia pegar toxoplasmose...e ainda um infeliz comentou "na minha cidade, a gente resolve o problema nos gatos tacando eles de cabeça no muro até morrer!". Esse é o tipo de futuros Veterinários que eu convivo. Por isso, quando recebi o email da cachorrinha que foi operada e esqueceram um pano dentro dela, eu não me surpreendi. Poucas coisas me surpreendem agora. O "médico veterinário" que fez isso com certeza não gosta de bichos, se formou em Veterinária por alguma conveniência.

O pior é saber que esse problema não tem solução. A única saída que eu consigo pensar é, além de vestibular, os candidatos que forem aprovados, ao invés de fazer a matrícula bonitinhos e entrar na faculdade, deveriam passar por uma "prova de qualificação", onde eles provariam que estão aptos a exercer aquela profissão que escolheram. Isso em todos os cursos, não só na Veterinária. No caso da Vet, os candidatos aprovados no vestibular, deveriam provar que, se não amam todos os animais, pelo menos tem o bom senso de respeitá-los e a vontade de cuidar de seu bem-estar. Afinal, é pra isso que a Medicina Veterinária serve. Não cuidamos da saúde do animal, cuidamos de seu bem-estar. A saúde é apenas um tópico do que temos que prezar.

Aproveitando para contar...Aqui em Viçosa só tem uma ONG de proteção animal, a SOVIPA (sociedade viçosense de proteção animal). eles recebem ajuda do governo com 20 sacos de ração por mês e tem uma equipe de professores da UFV da Veterinária que ajuda com medicamentos, consultas e as vezes até com cirurgias. Mesmo assim, a situação deles é muito precária. Fui visitar um dos "canis" da SOVIPA, a minha vontade era de chorar. Perdi a conta de quantos gatos e cachorros estão lá, abandonados...e a maioria com problemas sérios. Gatos que apanharam dos donos, quebraram a coluna e estão andando com ajuda de carrinhos, cachorros na mesma situação...e não são adotados. Tem uma cadela IMENSA lá, mestiça de fila...ela mordeu uma criança e o dono dela decepou a pata dela. Ela é super boazinha e carente. A responsável por esse canil estava me contando que raramente aparece alguém querendo adotar bicho e os que aparecem, quando vêem que só tem vira-latas estrupiados, dão meia-volta e vão embora.

Uma semana antes da Páscoa, eu resgatei uma cachorrinha de 4 meses que estava com anemia e sarna. Cuidei dela e doei. Os remédios que sobraram, eu doei para a SOVIPA. A situação dos animais de rua ou abandonados aqui em Viçosa não é nada boa, pois aqui só cachorro de raça tem um lugar quentinho dentro de casa...vira-latas, como eu já ouvi dizerem uma vez, "merecem morrer de fome".

Um comentário:

  1. Eu bem sei... Penei com vários veterinários por aqui... Com gato então é ainda mais difícil, principalmente aqui em Tté. Pra você ter uma idéia, a vet das minhas bichanas é de Caçapava!

    ResponderExcluir