quarta-feira, 22 de junho de 2011

INVERNO À VISTA: SAIBA COMO PROTEGER SEU MELHOR AMIGO DA GRIPE CANINA

DOENÇA PODE SER FACILMENTE PREVENIDA COM ALGUNS CUIDADOS E POR MEIO DA VACINAÇÃO ANUAL, GARANTINDO A SAÚDE E O BEM-ESTAR DO SEU PELUDO


O inverno está chegando e seu amigão começa a ter tosse, coriza e até mesmo febre. Saiba que esses são alguns dos sintomas da gripe canina. Assim como os humanos, nessa estação do ano, os cães estão mais suscetíveis a contrair gripe, doença altamente contagiosa que, se não for tratada corretamente, pode até evoluir para uma pneumonia. "A prevenção é sempre o melhor caminho. Proteger o mascote do frio e manter a vacinação anual em dia são medidas essenciais para evitar que a doença afete o animal", explica Roberto Darabas, veterinário da clínica Amigo Fiel, em Palhoça (SC).

Para evitar a gripe canina, é importante que se tomem alguns cuidados como manter os cães longe das correntes de vento e da chuva. Nos animais de pelo curto, vale agasalhar com roupinhas. Providenciar uma cama dentro de casa nos dias frios também ajuda bastante. "Em lugares onde há muitos cães o risco de transmissão da doença é maior e a atenção deve ser redobrada, principalmente com a chegada do clima frio e seco, típico do inverno, que deixa o animal ainda mais suscetível à gripe. Apesar dessas medidas ajudarem, a melhor forma de prevenir a doença e garantir o bem-estar do melhor amigo do homem é por meio da vacinação anual", esclarece o especialista.

BronchiGuard, vacina injetável da Pfizer Saúde Animal contra a gripe canina, se adéqua a qualquer programa vacinal. É uma vacina monovalente que age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria _Bordetella bronchiseptica_, complementando o calendário vacinal. "O cão pode ser protegido quando ainda é filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas", explica o especialista. "Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única, já que a bactéria causadora da doença é transmitida pelo ar ou pelo contato com animais infectados", completa Darabas.

E como saber quando a gripe já se instalou? O especialista alerta que é hora de procurar um veterinário, que indicará qual o tratamento mais adequado, quando o cão apresentar os seguintes sintomas: tosse seca constante (parece que o animal está engasgado), coriza, febre e secreção nos olhos. "Os donos precisam estar atentos também a mudanças comportamentais dos cães, como a diminuição do apetite e a apatia. Para os casos de gripe e pneumonia, o tratamento geralmente é feito com o uso de antibióticos", completa Darabas.

CAUSAS
Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a _Bordetella bronchiseptica_. Altamente contagiosa, a gripe canina é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno - que possui clima frio e seco, mais propício para a transmissão da doença.

SINTOMAS
Tosse constante, dando a impressão de que o animal está engasgado. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente.

PREVENÇÃO
Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes: mantê-los em locais cobertos, sem correntes de vento, acomodá-los em camas, casas, oferecer mantas, entre outros.

A vacinação é importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. A primeira imunização deve ser realizada nos filhotes, a partir da 8ª semana de vida. São duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Anualmente, os animais devem receber uma dose única de reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário