quarta-feira, 20 de abril de 2011

"A 'infelicidade' de nascer pit bull"

Vítimas de extremos maus – tratos e abandono, a raça pede a nossa ajuda!
“Recebemos um chamado no meio da madrugada, um pit bull que tinha sido derrotado na rinha, agonizava numa lixeira. Ele deu seu último suspiro em meus braços. Chorei e fiz uma oração dizendo que enquanto eu vivesse, cuidaria dos irmãozinhos dele”. 

Depoimento da Dra. Patricia Cancellara, fundadora da Pit Cão – grupo que já recolheu mais de 300 pit bulls.

Dramáticos relatos como esse chegam diariamente na caixa de e-mails da ONG ARCA Brasil e, aos poucos, compõem um triste cenário cada vez mais comum: abandono, maus-tratos e muita crueldade. O pit bull passou a ser a grande preocupação da proteção animal, mais do que os tradicionais vira-latas.

O que está acontecendo?
A combinação de um mercado antiético, proprietários desinformados e o sensacionalismo da mídia o transformaram em sinônimo de “fera indomável”. Um estigma tão forte que o animal que já foi capa de praticamente todas as publicações de cinofilia, hoje amarga o simples fato de ter nascido pit bull.

No dia a dia, quem é dono de um animal desses enfrenta caras feias, olhares de recriminação e pessoas mudando de calçada. Tanta pressão, às vezes, faz com que o dono evite sair e o bicho perde um essencial exercício. Mas, como em tantas outras situações, engana-se quem comete pré-julgamentos.

“O caráter e a personalidade do cão dependem 20% da genética e 80% do ambiente. A maneira como é criado e as experiências sociais moldam seu temperamento e definem sua maneira de agir”, afirma a Dra. Rubia Burnier, Veterinária Solidária da ARCA Brasil, que há mais 15 anos pesquisa a agressividade canina.
Aos futuros interessados, a Dra. faz recomendações quanto a procedência do filhote, sua linhagem genética, o temperamento dos pais e a idoneidade do canil/criador. “Escolher um cachorro levando em conta apenas o aspecto físico ou porque a raça está na moda é levar um problema para casa”.

Além das orientações da profissional, é essencial respeitar o próprio estilo de vida, consultar as pessoas que viverão com o animal, ser capaz de conter o mascote quando necessário, espaço físico mínimo, disponibilidade de tempo para o cachorro, etc. E a faça a pergunta mais importante: você pode ter um pit bull?

Ainda existem os criadores de “fundo de quintal” que enxergam no desejo da sociedade de ter um animal forte e atlético, a oportunidade de dinheiro fácil. Com um preço abaixo do mercado, não se preocupam com o bem-estar do bicho e muito menos para que tipo de pessoa vão vender.

Realidade brasileira e as leis
Dos cerca de 350 animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo, quase metade é composta por pit bulls e mestiços da raça. São 125 animais vivendo encarcerados, sozinhos, e o pior, sem grandes perspectivas. “O próprio isolamento faz com que o cachorro apresente um alto nível de estresse”, conta o adestrador Jorge Pereira. São inocentes sonhando com uma promessa de vida diferente daquela a que foram condenados.

Há algumas leis específicas que tentam minimizar ou evitar problemas, mas que esbarram na negligência das autoridades e carecem de fiscalização. Na capital paulista, a lei municipal 14.483/07 determina que todos os animais comercializados ou doados sejam castrados, enquanto que no estado a conhecida “lei da focinheira” 11.531/03 obriga o uso deste acessório em locais públicos para cães da raças pit bull, mastino napolitano, rottweiler e american staffordshire terrier.

No estado do Rio de Janeiro, desde 2005, os cães das raças pit bull, fila, doberman e rottweiler, só podem circular em locais públicos conduzidos por uma pessoa maior de 18 anos, com coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira. Dois anos depois as mesmas regras passaram a valer no Rio Grande do Sul.

Santa Catarina tem a lei mais rigorosa do pais (14.204/2007). Sancionada em 2007, proíbe a criação, comercialização e a circulação de pit bulls em todo o estado, além de tornar obrigatória a esterilização dos cães com mais de seis meses de vida.

Polêmicas a parte, o Brasil parece seguir uma tendência mundial. No Canadá, Austrália e Noruega os pits já foram banidos. No Reino Unido foram proibidos de circular em lugares públicos, de acordo com o Dangerous Dog Act de 1991. 
Na Nova Zelândia, além do uso da focinheira, não pode haver publicidade sobre sua venda.

Contraponto positivo
Já no CCZ de Guarulhos, uma ação corajosa tenta amenizar como pode as feridas da falta de conscientização. O trabalho de reabilitação realizado nessa cidade é um modelo para o país inteiro!
“Já conseguimos doar mais de 30 pits em poucos meses de trabalho. Além da ressocialização e do adestramento, pretendemos capacitar os funcionários e informar a população”, explicou o adestrador Vinicius de Almeida que trabalha em parceria com o CCZ.

Tudo indica que esse é o momento decisivo para a raça. Ou os proprietários e admiradores adotam medidas efetivas capazes de transformar essa triste realidade, ou o pit bull estará com os dias contados.
É fundamental assumir a própria parcela de responsabilidade: castre seu animal para reduzir o número de crias indesejadas e o abandono de filhotes inocentes, denuncie criadores inescrupulosos, respeita e cumpra as leis em vigor.

Esse conjunto de fatores conferiu o estigma de "mau", que faz com que o pit bull sofra terríveis injustiças no país inteiro. Hoje a raça implora pelo nosso socorro. Você é capaz de virar as costas?
Vanessa Gonzalez para Revista Anuário de Cães 2010.

SAIBA MAIS: www.arcabrasil.org.br

9 comentários:

  1. realmente fiquei muito triste fui visitar a zoonozes e me assustei na quantidade de cachorros da raça pitbull que tinha lá as pessoas pegam estes cães sem conhecer o que se precisa pra ter um cão deste porte e depois simplesmente os abandonam tinha cães lindos que estavam lá a mais de dois anos esperando um lar ... pena que não sou adequada se não teria adotado por outro lado acabei adotando uma vira-lata próximo a empresa que trabalho e estou muito feliz em ver como ela agradece todos os dias por ter dado uma caminha quentinha e comida pra ela ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Débora!!!
    Adoro quem adota vira-lata, eles são os verdadeiros cães de raça! E têm muito menos oportunidades de serem adotados, que os de raça!!
    Obrigada pelo comentário, participe sempre e parabéns pela atitude!
    Qto aos pitbulls da zoonose, é assim mesmo que acontece! O "HOMEM" monta um cachorro em laboratório, ou seja, inventa uma raça e depois maltrata e abandona...

    ResponderExcluir
  3. Realmente a falta de informações gera uma situação de abandono ou mesmo de morte desses cachorros.
    A realidade é a falta de amor nos corações dos que querem ter por ter um pitbull.
    "Parabéns" Débora !!!
    Que a luz Divina continue a iluminar você e todos ao seu redor.
    Beijos de luz !!! [red]♥

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Tenho uma Pitbull ela é meu orgulho,super dócil...só falta faltar..amo de paixão e sei o quanto são recriminados..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pitt bull e muito carinhoso eu tenho 11 pitt bull eles cao u amar sinho camigo e com minha familia

      Excluir
  5. vocÊs tem um pit bull reservado ai??:)

    ResponderExcluir
  6. pufavor respomde:)tb moro em são sebastião

    ResponderExcluir
  7. pitt bul e o melhos animau para siter en casa e muinto dosio

    ResponderExcluir
  8. o pit bull e um animau muito carinhosa eu tenho 11 pitt bull e gosto muito deles e muito docio com crianssas e muito trotetor com os donos

    ResponderExcluir